Actual
Até o FMI com cinismo<br>o reconhece…
Actual
Fascismo
Actual
Agora o BANIF
A talhe de foice
«O rei vai nu»
Crónica Internacional
Sykes-Picot no Século XXI
PCP
Defender, repor, conquistar
No tempo em que vivemos evidenciam-se de forma brutal as características do capitalismo com a sua natureza exploradora, opressora, agressiva e predadora. Os centros do grande capital transnacional, a União Europeia e as suas estruturas desenvolvem uma ofensiva sistemática. Não têm limites, só pararão se forem travados e derrotados.
A União Europeia revela<br>a sua verdadeira face desumana
As condições degradantes a que são sujeitas largas centenas de milhares de pessoas, que entram em países da União Europeia fugindo à guerra ou à fome, têm sido denunciadas por diferentes organizações Internacionais. No Parlamento Europeu, o Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica, no qual o PCP se integra, tem-se destacado na defesa dos direitos dos migrantes, promovendo, entre outras iniciativas, deslocações a centros de «acolhimento» e de trânsito de migrantes. Em conversa com o «Avante!», os três deputados do PCP no Parlamento Europeu falam-nos das impressões que recolheram dessas visitas e apontam as causas de uma das maiores tragédias humanas da actualidade.
Avante! sai dia 30
Proximidade com o País real
A forte dinâmica que caracteriza a campanha da candidatura de Edgar Silva no terreno, há já dois meses, viu-se confirmada no sábado, 19, nas diversas iniciativas levadas a cabo no distrito de Setúbal. Na primeira delas, no Barreiro, o candidato comunista, rodeado por palavras e expressões de confiança, incentivo e carinho, caracterizou «a nossa campanha» como «exigente, militante e de grande generosidade no contacto e na identificação dos problemas e dos anseios dos muitos homens e mulheres que têm fome e sede de justiça».
Eleições com importância acrescida
Mais de 500 pessoas apoiaram a candidatura de Edgar Silva no jantar-comício que teve lugar, dia 15, na Ribeira Brava (Madeira). No dia seguinte, o candidato presidencial visitou a Biblioteca Nacional, em Lisboa, e participou num comício no Cacém.
A mobilização de todos <br/>é fundamental!
Depois do périplo de dia 17 por vários concelhos do distrito de Viseu, no sábado Edgar Silva percorreu o distrito de Aveiro. Em ambos os casos, a candidatura privilegiou o contacto directo com as populações.
Contacto com o movimento associativo
Nós Apoiamos
Crime económico
O PCP vai hoje votar contra a proposta do Governo de Orçamento Rectificativo para 2015, discordando da solução de transferir para os contribuintes uma fatia dos encargos do Banif, vendido ao Santander Totta por 150 milhões de euros, com um custo para o Estado de 2,2 mil milhões de euros.
<i>Obras Escolhidas</i> de Álvaro Cunhal
Desde do lançamento, a 12 de Novembro, realizaram-se já em todo o País várias sessões de apresentação do VI Tomo das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal.
O exemplo permanece
Promovida pela Comissão de Freguesia de Alcântara do PCP, realizou-se no dia 18 uma evocação a José Dias Coelho por ocasião do 54.º aniversário do seu assassinato pela PIDE.
Defender o Ensino Artístico
Lutar por justiça e dignidade
A campanha de fundos continua
PCP visitou Instituto de Apoio à Criança
Repor salários
Este é o momento
O Conselho Nacional da CGTP-IN definiu como linhas principais a intensificação da acção reivindicativa, a exigência de reposição dos direitos e da contratação colectiva e a continuação da luta pela mudança de política.
Mudança em concreto
A mudança de que Portugal e a ferrovia necessitam tem que materializar-se em políticas concretas, defenderam representantes dos trabalhadores, no dia 17, no Fórum Ferroviário «CP e EMEF – Regresso ao Futuro».
Em greve
Salário mínimo de 530 euros
Em luta pelo emprego
Expectativas não podem ser defraudadas
O Secretário-geral do PCP defende a necessidade de concretizar por via da AR ou por decisão do Governo as «muitas expectativas dos portugueses na recuperação dos rendimentos», entendendo que é igualmente urgente dar resposta aos «problemas com que estão confrontados os nossos sectores produtivos».
Pelos salários, pensões e direitos
O Parlamento aprovou, dia 18, com os votos favoráveis do PS, PCP, PEV, BE e PAN, e os votos contra do PSD e do CDS, em votação final global, a reposição faseada da totalidade dos cortes salariais no sector público até Outubro de 2016.
Menos soberania e menos justiça social
Remoção de um factor de instabilidade
O Parlamento aprovou, dia 11, diplomas do PCP e do BE que revogam a prova de acesso à carreira docente, medida criada em 2006 por um governo do PS – era Maria Lurdes Rodrigues titular da pasta da Educação –, e ulteriormente aplicada e regulamentada pelo governo PSD/CDS.
Revogar ataque aos docentes
Domingos Abrantes no Conselho de Estado
Transparência e democraticidade
Conhecer para melhor exercer os direitos
Alargar o movimento da paz
O CPPC elegeu os seus órgãos sociais e aprovou o plano de acção para o próximo biénio na assembleia realizada no sábado, 19, em Lisboa, na qual foram introduzidas alterações aos estatutos.
«Bandeiras vermelhas» <br>regressam ao Barreiro
O Espaço Memória do Barreiro acolheu, no dia 14, uma iniciativa alusiva às comemorações dos 80 anos da Jornada de Agitação e Luta da madrugada de 28 de Fevereiro de 1935, integrado no Projecto «O Regresso das Bandeiras».
Intensificar a luta
No dia 16, 7500 assinaturas foram entregues no Ministério da Educação, em Lisboa, em defesa da Escola Pública, gratuita e de qualidade para todos.
JCP debate situação internacional
Lei dos Baldios <br>preocupa compartes
Defender uma produção <br>mais sustentável
Protesto em Ovar
Direita em minoria
As eleições legislativas em Espanha, realizadas no domingo, 20, abriram a possibilidade de pôr fim à governação da direita e formar uma nova maioria alternativa.
Não ao condicionalismo
Contra o racismo<br>e a xenofobia?
Kiev ilegaliza Partido Comunista
Artigo de acesso livre
O regime ucraniano procura afastar a única força que luta contra a transformação do país numa colónia do imperialismo, as políticas antipopulares, a revisão da história e a glorificação e reimposição do nazi-fascismo, acusa o Partido Comunista da Ucrânia (PCU).
Há força para vencer!
Por iniciativa do Grande Pólo Patriótico e, nomeadamente, do Partido Comunista da Venezuela, Rosa Rabiais, membro do Comité Central do PCP, acompanhou a realização das eleições legislativas na República Bolivariana da Venezuela, que se realizaram no passado dia 6 de Dezembro.
Brasil combate golpe
Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se fez ontem uma semana em defesa da legalidade e contra a ilegal tentativa de afastamento da presidente eleita do Brasil.
EUA são os maiores <br>vendedores de armas
Graves provocações
O livro é um bom camarada
Há muito que dizemos que o livro é um bom camarada. Abre caminhos para o desconhecido, descobre o que outros tentam tapar, carrega o mundo que se tem e o que se quer. Nele, se for verdadeiro e leal, como serão todos os que se seguem, podemos encontrar amigos para todas as ocasiões.
TVisto
O banco, os bancos, a banca
Cultura
A anestesia cultural<br>não é uma injecção<br>de democracia
Sociedade
Os exames são parte do processo<br>de segregação social
17 de Dezembro 1906<br>– Nasce Fernando Lopes-Graça
2,2 milhões vivem<br>em privação material
Desempregados sem subsídio
Cobrança de dívidas<br>afoga tribunais